Mesmo hospitalizado e em tratamento na UTI, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais neste sábado (19) para criticar duramente o governo federal e o que classificou como “instrumentalização da justiça”. Em uma publicação no Instagram, Bolsonaro afirmou que mesmo dentro da Unidade de Terapia Intensiva, “as notícias não deixam de chegar” e que assiste com indignação aos “episódios que mancham a imagem do Brasil”.
“Corruptos condenados por lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos passaram a ser recebidos como perseguidos políticos”, escreveu Bolsonaro, referindo-se a recentes ações do governo Lula. “São transportados pela Força Aérea Brasileira e acolhidos com honrarias por um governo que distorce o instituto do asilo para se solidarizar com quem rouba do próprio povo”, completou.
O ex-presidente também mencionou o caso do narcotraficante espanhol que foi liberado pela Justiça brasileira, criticando o episódio como “uma confusão vergonhosa” usada como “retaliação diplomática” contra a Espanha. Segundo ele, o episódio expôs ao mundo o uso político da justiça brasileira.
“Países como Espanha, Estados Unidos e Argentina já reconhecem a motivação política por trás de decisões proferidas no âmbito dos inquéritos intermináveis de Alexandre de Moraes”, disse Bolsonaro, em mais uma crítica direta ao ministro do STF.
O ex-presidente ainda alertou para a insegurança jurídica que, segundo ele, vem prejudicando a credibilidade do Brasil no cenário internacional. “Nenhuma democracia sobrevive quando a balança da justiça é usada como arma, e não como garantia de liberdade e de direitos”, pontuou.
Encerrando sua fala, Bolsonaro garantiu que, apesar do cenário atual, ainda acredita na reação do país. “O Brasil merece mais. E vai se levantar.”