Nesta sexta-feira (25.04), o vereador Ibrahim Zaher (MDB) participou de uma sessão solene de homenagens, a Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que nesta semana se despediu do desembargo, após 40 anos de magistratura. Ibrahim entregou uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Rondonópolis a desembargadora, e na oportunidade também o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), concedeu a Maria Aparecida a Comenda Senador Filinto Muller.
Segundo Ibrahim Zaher, a passagem da então juíza Maria Aparecida Ribeiro por Rondonópolis foi marcante, com sua postura firme e determinada. “Foi um prazer poder fazer essa homenagem de Moção de Aplausos, aprovada por todos os vereadores, à Doutora Maria Aparecida, ela que tem uma ligação muito forte com a nossa família, e um orgulho para a cidade de Rondonópolis, por ter ela a frente do magistrado por 4 décadas, como juíza e desembargadora”, disse.
As homenagens precedem o merecido descanso, para Zaher, a magistrada deixa uma contribuição gigantesca para sociedade e para as futuras gerações que atuarão no judiciário mato-grossense. “Sem dúvida se aposenta, mas deixando um legado, uma história muito bonita durante esse tempo que ela esteve à frente dessa função tão nobre.”, finalizou.A Moção de Aplausos idealizada por Ibrahim Zaher, foi aprovada por todos os vereadores e representa os agradecimentos da sociedade rondonopolitana aos serviços prestados pela Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Maria Aparecida Ribeiro
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, natural de Santa Vitória (MG), formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Uberlândia (MG) em 1975 e ingressou na magistratura de Mato Grosso em 1985, atuando em diversas comarcas como Rondonópolis, Nova Xavantina, Itiquira, Várzea Grande e Cuiabá.
Após 27 anos na magistratura de Primeiro Grau, foi promovida, a desembargadora do TJMT, por merecimento, em 2012. Em sua trajetória, também foi juíza-auxiliar da presidência e da Corregedoria, vice-presidente do TJMT (2021-2022) e corregedora-geral da Justiça (2017-2018).
Presidiu a Comissão de Segurança de Magistrados, atualmente preside a Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo e liderou a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) de 2020 a 2024. Possui especialização em Direito Processual Civil e Mestrado em Ciência Ambiental.